Tag: evolução

  • Os Viajantes Que Somos Nós

    Os Viajantes Que Somos Nós

    Os Viajantes Que Somos Nós

    Há uma pergunta que a ufologia quase nunca faz, porque a resposta seria desconfortável: e se os viajantes não vieram de outro planeta, mas de outro tempo — e o outro tempo é o nosso? Os relatos descrevem uma presença pequena, de cabeça grande, olhos enormes, pele cinzenta, que nos examina com o interesse de quem estuda algo muito antigo e muito familiar. Se aceitarmos por um instante a hipótese — se aquela fisionomia for o rosto que a humanidade usará quando for só mente —, então o encontro deixa de ser geográfico. Torna-se um encontro com a própria espécie, milhões de anos à frente, voltando para visitar a própria infância evolutiva.

    O que sabemos: um corpo que não precisa de corpo

    Comecemos pelo retrato. As testemunhas, de Betty Hill a Travis Walton, descrevem criaturas de cerca de um metro e meio, magras, sem pelos, com crânios desproporcionalmente grandes e olhos escuros e amendoados — a fisionomia que a cultura consagrou como Grey. Ora, essas são exatamente as tendências que a evolução humana já desenha: o cérebro da nossa linhagem cresceu de cerca de 450 centímetros cúbicos, nos australopitecos, para cerca de 1.350 no Homo sapiens; o corpo tornou-se mais grácil, os pelos diminuíram, a musculatura perdeu importância diante da ferramenta. Projete essas tendências por alguns milhões de anos, numa espécie que depende cada vez menos do esforço físico e cada vez mais da cognição, e o resultado é plausível: um corpo encolhido, uma mente expandida, uma fisionomia que parece — e é — a nossa, exagerada.

    Há ainda o detalhe perturbador da neotenia: os humanos adultos conservam traços infantis — cabeça e olhos grandes — que disparam o cuidado alheio. O olho do Grey é um olho de bebê humano, ampliado: a face que mais desperta proteção é a mesma que mais desperta medo. E a física, convém lembrar, não proíbe a viagem ao passado: a relatividade permite dilatação temporal, as equações de Gödel, de 1949, admitem curvas temporais fechadas, e os buracos de minhoca são soluções respeitáveis da relatividade geral. O que as leis da física talvez proíbam — a conjectura da proteção cronológica, de Stephen Hawking — é a máquina do tempo macroscópica. A porta não está aberta; também não está trancada com prova.

    O que não sabemos: o rosto familiar e o paradoxo

    Não sabemos se a familiaridade relatada é reconhecimento ou projeção. Um ser com olhos de bebê dispara, em qualquer primata, o instinto de cuidado: veríamos qualquer fisionomia assim como “quase humana”, mesmo que não fosse. A hipótese temporal é, por definição, infalsificável — um viajante do futuro pode mentir, pode ser proibido de interferir, pode nos observar sob um protocolo de não contato, como paleontólogos que não tocam o fóssil. E o paradoxo permanece: se eles são nós, por que não falam? Talvez porque não se conversa com os próprios ancestrais — observa-se, registra-se, protege-se. A hipótese do zoológico, nesse caso, estaria invertida: não somos os animais observados; somos os ancestrais no museu, e o interesse obsessivo pelo corpo humano — a mesa de exame, as amostras, a reprodução — seria o interesse do pesquisador pela própria filogenia: paleoantropologia feita por quem é o fóssil.

    Há uma ideia da ciência recente que ilumina o abismo: a hipótese siluriana, proposta em 2018 pelos cientistas Adam Frank e Gavin Schmidt, segundo a qual civilizações industriais poderiam ter existido e desaparecido em tempo profundo sem deixar rastro detectável. Aplicada ao futuro, ela sugere algo mais inquietante: não reconheceríamos nossos próprios descendentes — nem eles a nós. Uma humanidade pós-milhões de anos, transformada além do parentesco visível, olhando para o Homo sapiens como olhamos para um fóssil: com reverência, com estranheza e com a certeza de que aquilo, ali, é o começo de tudo.

    O que está em jogo: a nostalgia do corpo

    Se os Greys somos nós, o interesse obsessivo pela biologia humana ganha uma leitura nova e quase melancólica: seria nostalgia. Os relatos descrevem seres que não comem, não sentem, não se reproduzem — uma espécie que trocou o corpo pela mente e, no fim, descobriu que a mente sozinha não basta. O exame repetido, a coleta de amostras, a obsessão reprodutiva — tudo isso seria a tentativa de recuperar o que se perdeu: o corpo, o sexo, a continuidade. Estaríamos diante não de conquistadores, mas de herdeiros em luto, visitando o lugar onde sua espécie ainda era inteira. A mesa de exame seria, então, um altar de memória: a infância evolutiva como relíquia.

    E a ética do encontro se inverte. Se eles são nós, cada abdução narrada é um encontro entre a mesma espécie em dois extremos do tempo — e a pergunta sobre quem tem o direito de examinar quem se dissolve: o ancestral também observa o descendente, também o estuda, também o teme. A ficção já desenhou esse espelho — os Eloi e os Morlocks de H. G. Wells, em The Time Machine, a humanidade dividida e transformada no futuro profundo; os humanos futuros de Man After Man, de Dougal Dixon, pequenos, de crânio grande, quase irreconhecíveis. O que a ficção intuiu, a hipótese temporal formaliza: o estranho no céu pode ser o familiar no espelho, e o que nos parece visita é, talvez, retorno.

    A pergunta que o tempo guarda

    Se um dia a humanidade encolher até virar só mente, e se puder voltar para ver o próprio começo — faria com nossos corpos o que os relatos descrevem? Coletaria amostras, testaria a reprodução, examinaria a espécie ancestral com a frieza de quem estuda um fóssil vivo? E, se a resposta for sim, a pergunta final deixa de ser sobre eles: passa a ser sobre nós, sobre o que já somos capazes de fazer com o que consideramos anterior a nós. Talvez os viajantes não estejam vindo de outro mundo. Talvez estejam vindo do fim deste, e o rosto que nos olha da mesa de exame seja o nosso, milhões de anos à frente, tentando lembrar — através de nós — o que era estar vivo.